Post: 11480 | Data: 06/10/2017 | Visitas: 177

Câmaras Técnicas da Bacia do Jacuípe se reúnem em Pintadas

Eleito em 23 de maio de 2017 a nova diretoria do Colegiado Territorial da Bacia do Jacuípe – CODETER convocou todos agentes de diversas áreas que compõem as Câmaras Técnicas no território de identidade Bacia do Jacuípe. O encontro foi na Escola Família Agrícola de Pintadas e teve como objetivo a Reestruturação das Câmaras Técnicas.

 

O professor Reis de Ipírá apresentou a contextualização do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável - PTDS Bacia do Jacuípe, para ele umas das maiores dificuldades organizacional é o planejamento para longo prazo, uma vez que os brasileiros normalmente só se organizam para curto prazo e quando há mudança da direção dos movimentos todas as lutas voltam a estaca zero.

 

Criado em 2004 o codis/CODETER que antes era denominado de CODIS, logo em seguida mudou para CODES e atualmente conhecido como CODETER, nos primeiros anos tinha uma forte atuação na área cultural e educacional, nos últimos anos foram inseridas dezenas de entidades ligadas a agricultura e as demais foram sendo “barradas” impedindo assim o desenvolvimento das demais Câmaras Técnicas na realização de seus planejamento e em representação junto a diretoria, os membros em quase sua maioria é representantes de órgão ligado a agricultura e não dão perspectiva aos demais CTS que não encontra brechas para dialogar.

 

CONSORCIO PÚBLICO x CODETER

Até 2011 o CODETER era formado por prefeitos e representantes da sociedade civil o que viabilizava melhor as ações, em 2011 foi criado o Consórcio Público Jacuípe formado por prefeitos e com isto distanciaram os mesmo nas discussões com a sociedade. No encontro desta quinta-feira, foi Criado a União dos Vereadores da Bacia do Jacuípe – UVBJ o que deve enfraquecer mais ainda o movimento do CODETER, uma grande tarefa do atual presidente Hélio Alves (Secretário de agricultura em Serra Preta) em permitir a inserção de outras entidades que nãos sejam do ramo agricultura e assim ter uma discursão de território que envolve todos os setores e não somente a agricultura.

 

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online