Post: 14066 | Data: 11/01/2019 | Visitas: 46

Com igreja lotada, Terço dos Homens de Ipirá comemora 7º ano de existência

Aconteceu na noite desta quarta-feira (09), a celebração do sétimo aniversário do Terço dos Homens, na Igreja Matriz de Ipirá. A comemoração aconteceu as 19h30, com a celebração da missa solene, celebrada pelo padre Gabriel Burani, que contou com a participação de familiares dos homens do terço, membros da sede, zona rural e de cidades da região.

Como surgiu o movimento Terço dos Homens?

 

A origem do Terço dos Homens a nível mundial é desconhecida. No exterior, “há notícias de tais grupos ao menos desde 1912”2. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, no dia 8 de setembro de 1936, no povoado Vila da Providência, hoje cidade de Itabi, no estado de Sergipe.

 

No Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens, que rezavam o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões. Pouco tempo depois, sob a orientação do Padre Américo Vasconcelos, salesiano, e pelo zelo de Oneida Araújo da Silva, surgiu em 5 de março de 1997 o primeiro grupo do Terço dos Homens a nível paroquial, na capela de Nossa Senhora do Livramento, hoje transformada em Santuário Paroquial, em Jaboatão dos Guararapes (PE).

 

Algum tempo depois, o Padre José Pontes conheceu a realidade desta paróquia, onde um grupo de homens rezava o terço. O Sacerdote achou a iniciativa interessante e experimentou-a no Santuário da Nova Evangelização, em Olinda. Foi então que o Terço dos Homens teve a sua grande valorização, integrando-se na fecundidade do Santuário e na força do Movimento da Mãe Rainha.

 

O Padre Miguel Lencastre, falecido a 13 de janeiro de 2014, também foi um dos grandes incentivadores do Terço dos Homens. O Presbítero teve a iniciativa de criar a sigla THMR (Terço dos Homens Mãe Rainha), identificando em seus grupos as particularidades do Movimento de Schoenstatt.

 

Ipirá/BA

 

Em Ipirá, a iniciativa partiu do padre Marco Ferrarei e foi ganhando força, graças a integração da família católica que conseguiu trazer para a igreja, homens que sequer frequentavam as missas. Hoje o Terço dos Homens de Ipirá conta com mais de mil integrantes na sede e zona rural que se encontram uma vez por semana para a oração do terço.

 

“Para nós seguidores dos passos de Maria através da oração do terço, este momento em que celebramos o sétimo aniversário, é um momento de emoção e gratidão por tudo que vivemos até aqui. E se Deus quiser, iremos muito mais longe. Sabemos que a caminhada é longa, mais é doce o chegar” disse Álvaro Sodré, um dos integrantes da coordenação do terço.

 

Após a celebração da missa, todos que estavam na igreja puderam compartilhar um belíssimo bolo decorado com o símbolo do terço, que foi servido como parte das comemorações.

www.caboronganoticias.com.br
Por: Jorge Luiz

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online