Riachão do Jacuipe – Conveniamento entre governo da Bahia e COLVALE

Postado em: 04/05/2011 | Por: Com informações de Matteus Martins

Riachão do Jacuípe vem nos últimos meses se alinhando às dinâmicas que o Brasil experimentou ao longo de sua história: a organização da sociedade civil como forma de conquista de direitos.


Neste sentido, hoje, dia 3 de maio uma conquista se materializou para os agricultores familiares da cadeia leiteira através da cooperativa de Leite do Vale do Jacuípe, a COLVALE. Com ato conjunto envolvendo o Codes Bacia do Jacuípe, a Cooperativa, o Governo da Bahia e o Governo Municipal, foi assinado o convênio celebrado entre a Cooperativa e o governo da Bahia para a construção do Laticínio.


O Convênio no Valor de 260.664,96 (duzentos e sessenta mil seiscentos e sessenta e quatro reais e noventa e seis centavos) será executado pela COLVALE coma finalidade de construir um laticínio regional, qual produzirá leite pasteurizado, queijo, iogurte de demais derivados de leite da agricultura familiar.
Participaram do ato o Superintendente da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), Dernival Oliveira, o prefeito de Riachão do Jacuípe, Lauro Falcão, o assessor da COLVALE e Secretário Executivo da Bacia do Jacuípe, Matteus Martins, o presidente da COLVALE, Antônio Cordeiro, a assessora da COLVALE Mara Araújo e demais membros da diretoria da COLVALE e outros cooperados. Estava prevista a participação do Superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Wilson Dias, que enviou representante por ter surgido um choque de agenda, e a promotora Dra Ana Lízia, que não pode comparecer.
A COLVALE que há 2 anos, quando no seu surgimento, vem lutando pela organização dos pequenos produtores de leite teve hoje um dia histórico. Depois de muita luta que resultou inclusive em uma apreensão policial equivocada hoje a Cooperativa começa a construir sua agroindústria para assim caminhar com os próprios pés e melhorar a vida das famílias rurais.
A estimativa é de que esta cooperativa atue no médio prazo em Riachão e demais municípios da região. “Foi por isso que ela foi idealizada com uma amplitude territorial e não somente municipal. Através da COLVALE podemos ir buscar leite em outros municípios da Bacia do Jacuípe e até mesmo do Sisal e Portal do Sertão, e trazer para transformarmos, para agregarmos valor nesta agroindústria formada e gerida por trabalhadores. Isso é bom para os trabalhadores e trabalhadoras que não mais terão atravessadores reduzindo suas rendas e bom para Riachão que terá uma agroindústria gerando renda e trabalho no Município, além de situar o povo jacuipense nas políticas públicas empreendidas por Wagner, Lula e Dilma”, afirmou Matteus Martins.


O prefeito Lauro Falcão disse que “a prefeitura ajudou na terraplanagem do terreno e poderá ajudar mais ainda na logística da obra, pois este laticínio será muito importante para Riachão, e por isso a prefeitura se sente na obrigação de ajudar”. Segundo o Superintendente da CAR a participação de todos foi e ainda será muito importante: “sem a união de esforços, sem a cooperação entre governo da Bahia, Território, governo Municipal e Cooperativa as coisas não teriam a agilidade na magnitude ocorrida”.


Para Mara Araújo “as coisas vão mudando lentamente e quando menos se espera tudo está diferente. Assim será quando concluir a construção do Laticínio. Os trabalhadores e as trabalhadoras do leite nem perceberão a mudança, mas logo sentirão a melhoria da qualidade de vida, a certeza e a tranqüilidade de produzirem na legalidade e dentro das questões sanitárias. E isso só tem a engrandecer Riachão que já foi a segunda maior bacia leiteira do Estado da Bahia”.


Finalizando Cordeiro, presidente da COLVALE agradeceu a todos cooperados e disse que “o trabalho apenas está começando, pois agora é planejar, ver os caminhos e construir em realidade o sonho que desde 2009 eles vem sonhando juntos”.


A previsão é de concluir a construção do laticínio ainda este ano. Na sexta feira a COLVALE estará reunida para planejar a execução do convênio e iniciar as obras.


Foto de todos cooperados e demais presentes na área que será construído o laticínio.



Foto da reunião ocorrida antes da assinatura do Convênio




Foto de Cordeiro (presidente) assinando o Convênio




Foto de Laurinho Assinando o Convênio




Foto de Matteus Assinando o Convênio

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 1465 | Visitas: 441


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online