Pesquisa busca os segredos dos idosos centenários de Quixabeira

Postado em: 20/01/2020 | Por: VR14

Quixabeira, conhecida como a terra dos centenários no Brasil, comparada a Okinawa no Japão, uma das Blue Zones mundiais, isso devido ao alto índice de idosos acima de 100 anos de idade, comparado a outras regiões mundiais.

 

Mas, o que Quixabeira localizada no sertão baiano tem em comum com Okinawa no Japão, além do alto percentual de centenários em comparação a população?

Graças a essa pergunta o nutricionista e pesquisador Narcisio Rios, estudante do mestrado em promoção da saúde pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP, sob a orientação do prof. Elias Porto, doutor em medicina translacional pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, resolveram avaliar o estilo de vida e saúde da população longeva de Quixabeira e contam para tanto com a aprovação do comitê de ética em pesquisa, orgão fiscalizador de pesquisas realizadas com seres humanos.

Segundo Narcisio “essa é uma pesquisa inédita, nunca realizada em Quixabeira, comparada apenas com o censo populacional realizado pelo IBGE, dado aos seus métodos rigorosamente estipulados e abrangência de base populacional”.

 

Para o pesquisador o fato de ser uma pesquisa inédita, abre portas a novas possibilidades, já que existem poucos estudos relacionados ao estilo de vida e saúde de idosos longevos no interior do Brasil e em especial no sertão. Dessa forma os resultados da pesquisa “poderão servir de subsídio para a elaboração de políticas públicas voltadas aos idosos e longevos de Quixabeira e outras cidades de pequeno porte no Brasil, além de identificar possíveis fatores associados ao processo de longevidade desses idosos”.

As primeiras entrevistas ocorreram entre os dias 2 a 19 de janeiro, realizadas em todos os povoados e sede do município de Quixabeira, com idosos acima de 80 anos de idade, onde foram coletadas informações relacionadas ao estilo de vida, estado funcional, estado nutricional, relações sociais e saúde desses idosos, além de questões relacionadas ao acesso a serviços de saúde por essa população.

 

As entrevistas ocorreram nos lares dos participantes, por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas pelo pesquisador e voluntários, moradores da comunidade local.

Na segunda fase do estudo serão realizados testes estatísticos e de correlações a fim de verificar a existência da relação entre determinados hábitos de estilo de vida e saúde com o processo de envelhecimento e longevidade desses idosos.

 

A pesquisa conta com apoio logístico da Prefeitura Municipal de Quixabeira.

www.vr14.com.br
Postagem nº: 16151 | Visitas: 295


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online