Embasa e Polícia Militar realizam operação de combate ao “Gato de água” em Riachão do Jacuípe

Postado em: 05/02/2020 | Por: Ascom Embasa

Em mais uma ação do “Programa de Olho na Perda”, realizada na semana passada, mais precisamente na quinta-feira (30), equipes da Embasa desativaram ligações clandestinas no bairro da Barra, em Riachão do Jacuípe, com o apoio da Polícia Militar. Somente em janeiro, a Embasa identificou e desativou 35 fraudes em ligações de água no município. No bairro da Barra foram desativados dois “by pass”, que são desvios na rede distribuidora de água, e uma ligação clandestina, conhecida como “gato”, que utilizava água irregularmente há mais três anos.

 

O volume de água recuperado, em janeiro,no município foi de 3.619 m³ (três mil seiscentos e dezenove metros cúbicos), água suficiente para abastecer cerca de 600 famílias durante um mês, considerando o consumo mínimo de água de 6 m³ (seis mil metros cúbicos). “As ações de combate a fraude foram intensificadas em toda região,com isso a Embasa pretende evitar contaminações na rede distribuidora de água, combater o desperdício e garantir o abastecimento de quem está em situação regular”, destacou o gerente da Unidade Regional de Feira de Santana, Euvaldo Neto.

 

Moradores flagrados praticando esse tipo de fraude, além de responder pelo crime de furto de água, serão notificados e multados.“O valor da multa é calculado com base em uma estimativa feita a partir do período que o imóvel passou sem ter ligação de água regular”, explicou a gerente comercial da Embasa, Salen Brito. As multas aplicadas no mês passado no município de Riachão do Jacuípe somam R$ 25.119,00 (vinte e cinco mil e cento e dezenove reais).

 

A Embasa segue intensificando as ações de combate a fraude e os moradores podem fazer denúncias anônimas por meio da central de atendimento da Embasa, pelo telefone 0800-055-5195, ou enviar uma mensagem através do whastapp da Embasa, no número (75) 99978-2302, informando o local da ocorrência. Os moradores que estiverem em situação irregular podem se dirigir a um dos pontos de atendimento da empresa para regularizar sua ligação de água.

 

Assessoria de Comunicação da Embasa

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