Laurinho garante: obras vão incentivar o turismo e gerar renda em Riachão

Postado em: 15/03/2010 | Por: Valdemí de Assis

O prefeito de Riachão do Jacuipe, Lauro Falcão, conhecido por Laurinho (PMDB), esteve visitando no final da manhã deste domingo (14), a Barragem Grande, localizada no Rio Jacuipe, a 04 km da cidade e as obras de infraestrutura do povoado de Vila Aparecida.

Barragem Grande - Construida na gestão do prefeito José Aloir, entre os anos de 1977/82, porém os primeiros investimentos na área do turismo foram realizados doze anos depois, pelo então prefeito Herval Campos, que construiu uma piscina e os banheiros. A barragem vem sendo colocada como uma das prioridades, segundo o prefeito Laurinho, em enttrvista ao CN.

Recentemente foi realizado o trabalho de dragagem, sendo retirada toda lama e lixo do fundo do lago formado pela barragem.

A obra, resultado de um convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, custou R$ 500 mil, recusos usado na dragagem e recuperação do paredão. "Isto nos deixou feliz, pois esta barragem é uma referência de turismo regional e todos os dias tem gente de outros municípios", falou Laurinho.

"O acesso foi melhorado e todo trecho da BR 324, até a barragem já esta asfaltado. Será sinalizado e não há dúvida que isto irá ajudar atrair mais turistas", relatou o prefeito.

Laurinho garantiu que será construido mais banheiros, outras piscinas, proporcianando mais lazer e comodidade aos turistas. "Com a dragagem, onde retiramos toda lama, aumentou a capacidade de armazenamento d´água, apesar de não ser para o consumo humano, mais ficou bem melhor para quem gosta da pescaria e até do banho", finalizou.

Enquando a equipe do CN permanecia por lá, constatou a chegada de um ônibus de turistas vindo de Feira de Santana e outro da cidade de Tanquinho. Os adolecentes Felipe Santana Souza e Maicon Santos, que integravam o grupo de Feira de Santana, demonstravam intimidade com a barragem, com seus pulos que chamavam atenção de todos.

Para o o barraqueiro Raimundo Miranda, agora vai poder trabalhar com segurança, pois "a obra atraiu até mais clientes", disse Miranda, dono de uma das barracas.

Para o pescador Francisco Pinheiro, a revitalização da barragem fortaleceu a piscicultura na região. "Essa foi a melhor obra que Riachão do Jacuipe já recebeu. Sou pescador aqui desde os 15 anos e hoje com 63 anos, sinto orgulho de vê a barragem consumindo mais peixe, pois, recebe gente de várias regiões como Coité, Retirolândia, Tanquinho e até de Salavdor", diz.

Vila Aparecida - O prefeito Laurinho, acompanhado do ex-prefeito de Conceição do Coité, Wellington Passos de Araújo, seguiu para o povoado de Vila Aparecida, onde foram supervisionar as obras de infraestrura que estão sendo realizadas.

Segundo o prefeito, serão pavimentadas todas as ruas das margens direita e esquerda da BR 324, com a construção de canteiros centrais. "Estas obras também estão sendo construídas com recursos do Ministério da Integração, na ordem de R$ 1 milhão” afirmou Lauro Falcão. Com este dinheiro também estão sendo calçadas duas ruas no bairro da Barra.

Para o prefeito, depois da conclusão das obras, irá aumentar o movimento no comércio fixado a beira da BR, pois "a infraestrutura que estamos fazendo, irá facilitar que os caminhoneiros possam parar e estas obras eram desejadas pela comunidade", finalizou.

De acordo com o comerciante, José Carneiro, além da expectativa de aumento das vendas, este calçamento vai resolver um problema que se arrasta há muitos anos. "O cemitério fica do lado oposto a localização do povoado e não tem algum sepultamento, era obrigado seguir pelo asfalto e agora não", falou Carneiro.

O ex-prefeito Wellington Passos, empresário responsável pela implantação de uma fábrica de fios no município, disse ao CN que recebeu com satisfação o convite de Laurinho para visitar estas obras.

Ele considera Lauro Falcão o melhor prefeito que o município já teve nos últimos anos. "Vi sua preocupação na área do turismo e ao chegar a Vila Aparecida, observei a qualidade nas obras de infraestrutura, melhorando a comunidade, embelezando e conseqüentemente deixando o povo mais feliz", falou Tom. Ele concluiu a entrevista com o CN, lembrando a qualidade também na saúde e destacou a construção da unidade do PSF na comunidade.

  

www.calilanoticias.com
Postagem nº: 181 | Visitas: 1233


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online