Paulo Souto participa da Procissão de Judas em Pé de Serra

Postado em: 04/04/2010 | Por: Ascom Paulo Souto

O presidente estadual do Democratas, o ex-governador Paulo Souto, participou dos festejos do Sábado de Aleluia, no município de Pé de Serra, na região Sisaleira. Recepcionado festivamente pela população local, o pré-candidato democrata ao governo estadual se incorporou à tradicional “Procissão de Judas”, um animado cortejo puxado por uma charanga que percorre a cidade, acompanhada pela população em clima carnavalesco, reunindo jovens fantasiados e travestidos.
Iniciada há 78 anos, a “Queima do Judas” de Pé de Serra é uma das mais tradicionais da Bahia. Destaca-se pelas festividades que começam na tarde do Sábado de Aleluia, com a “Procissão” que circula pela cidade até o início da noite, quando o povo se reúne na praça municipal para acompanhar a leitura do testamento, que é sucedida por um show pirotécnico. Posteriormente, à meia-noite, ocorre a queima do traidor de Jesus Cristo, causando uma verdadeira catarse popular.
Segundo o aposentado Astésio Cedraz de Sales, 74 anos, os festejos do Sábado de Aleluia começaram quando Pé de Serra ainda era um povoado de Riachão do Jacuípe.
“Tudo começou com alguns jovens que utilizavam as hastes das plantas dos mamoeiros como rudimentares instrumentos musicais de sopro para puxar o cortejo. Até que os senhores Alexandre Cana Brasil e Otaviano Carneiro Rios, que eram da filarmônica de Riachão, arranjaram uns instrumentos de verdade e foi formada a primeira charanga para animar a ‘Procissão de Judas’”, conta Astésio.
O ex-governador Paulo Souto se contagiou com a alegria e animação da população de Pé de Serra. “É uma tradição cultural com características muito interessantes”, comentou.
A todo o momento, o pré-candidato democrata era cumprimentado por moradores da cidade, que lhe agradeciam pela construção da praça municipal, realizada durante seu governo.
“Todo mundo aqui gosta de Paulo Souto. Foi ele quem fez esta praça que hoje é orgulho de nossa cidade”, disse a senhora Tereza de Jesus, de 74 anos, acompanhada da irmã Amazilda, de 76 anos.

Ascom Paulo Souto
Postagem nº: 224 | Visitas: 968


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online