Projeto Renasce Viração realiza Festa de Folia de Reis na fazenda Vista Alegre em Baixa Grande

Postado em: 07/01/2012 | Por: Ediomário Catureba

O dia 6 de janeiro foi um dia marcado pela tradição no povoado de Viração, O projeto renasce Viração realizou o I Encontro de Folia de Reis, uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores Rurais através do projeto renasce Viração.
      Foto
O Evento teve início às 15:30 com reisado com grupo de mulheres da Fazenda Piaui. Na comunidade de Vista Alegre. 5 casas foram contempladas com a cantada de reis, eles chegava acompanhada de sambadores e dezenas de expectadores, cantava o reis e depois o dono da casa abria a porta após a solicitação através da letra na melodia, após isto eles entrava de cantava um batuque, Ritmo do samba. Devido ao sol o percurso foi feito através de carro.

Ao chegar ao povoado de Viração, desceram a avenida principal cantando e dançando, o grupo de reisado de mulheres da Fazenda Piaui. Subiu ao palco e mostrou que samba não somente coisa de homem, durante cerca de meia hora, fez o pública dançar, catar reis e batuques.
João de Sabino e seu grupo fez uma belíssima apresentação, tendo sair mais cedo, devido a uma agenda na cidade de Mairi.

O restante da noite ficou por conta dos Sambadores do Acampamento Pe. Tiago, Sambas de Roda de mulheres de Viração e Grupo de Samba Capelinha de São João, também do Povoado de Viração.

O projeto renasce Viração, venceu o edital do Governo Federal em 2011, tem como idealizador o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande com o apoio do Projeto Banco do Nordeste e Governo Federal. Tem como objetivo renascer a cultura do samba no povoado de Viração situada ao leste a 17 km da sede do municio. Tem como referências o cultivo de milho, feijão e mandioca. O “Grupo Capelinha de São João” mantém a tradição do Samba de Roda e Chula; Grupo de Mulheres com cantiga de rodas e grupo de forró pé de serra “Fogo Ardente”, além de muitas rezadeiras. Ainda há uma vasta culinária seguindo preceitos da antiga geração como cozinhar em fogão de lenha e artesanato em cipó e palha de licuri. Encontra-se também casarões do século XVII em estado de deteriorização e a Igreja que segundo relatos de moradores foi a primeira igreja do município de Baixa Grande.

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 2421 | Visitas: 591


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online