Post: 2653 | Data: 02/03/2012 | Visitas: 410

Baixa Grande – STTR comemora 24 anos de existência

No dia 18 de fevereiro de 2012, o Sindicato dos Trabalhadores e FotoTrabalhadoras Rurais de Baixa Grande - STTR comemorou seus 24 anos de caminhada junto à comunidade Baixagrandense e contou com a participação de seus associados e associadas, a diretoria do STTR, como também de representantes dos STTR´s de Pintadas e Ipirá; da REPARTE (Rede Parceiros da Terra) na pessoa do Presidente o Sr. Elias; do Vereador Pedro Lima que também é sócio fundador do STTR de Baixa Grande; da Secretária de Educação, Joanita Rios; do Secretário de Agricultura, Marcio Azevedo; do Presidente da Rádio Comunitária de Baixa Grande, o Sr. Judelson; do Secretário de Obras, Roberto Motta; da Paróquia, Padre Geoval, e demais representantes das Associações Comunitárias e Escolas do município.
O evento ocorreu na sede do Sindicato, deu-se inicio às 09h00min com a locução de Everaldo, e para fazer uso da palavra e abertura do evento, convidou o Sr. Valdomiro, sócio fundador e diretor da entidade, que falou sobre a caminhada do Sindicato ao longo os anos. Em seguida, Padre Geoval fez uso da palavra parabenizou o sindicato e falou da parceria que a Paróquia sempre teve com o Sindicato. Logo após o Vereador Pedro fez uso da palavra parabenizou a todos e todas pelo dia e também fez uma retrospectiva dos desafios vividos pelo sindicato todos estes anos e a importância que tem os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para o desenvolvimento da agropecuária, principalmente com seus produtos de qualidade, o que gera autonomia para as famílias.
O Secretário Marcio falou sobre a parceria que tem com o Sindicato e como os trabalhos que foi desenvolvido de forma conjunta beneficiou a comunidade e ao município a exemplo dos dias de campos com agricultores (as) que foram realizados, também parabenizou a equipe do STTR pelo trabalho desenvolvido. Em seguida a Técnica em Agropecuária do STTR, Luciana Borges, parabenizou a todos e todas que participaram das primeiras iniciativas e da fundação do STTR como também aqueles que deram continuidade a esta caminhada, também falou sobre as conquistas dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, tais como a aposentadoria, o salário maternidade, o auxilio doença, entre outros benefícios, e também parabenizou a diretoria da entidade pelo trabalho. Ela frisou que é importante a participação dos (as) sócios (as) nas atividades do STTR, pois os sócios (as) são o Sindicato.
O Sr. Elias, Presidente da REPARTE, fez uso da palavra parabenizando a todos e todas e falou sobre a felicidade em que a REPARTE ficou quando o STTR pediu filiação à entidade, também afirmou que o STTR é um grande parceiro e que contribui muito para o desenvolvimento dos trabalhos realizados em prol da Agricultura Familiar e dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

           
O Presidente do STTR de Ipirá, o Sr. Arnou, falou sobre as lutas do movimento sindical que antes era conhecida como luta camponesa, mas com a perseverança e a resistência dos trabalhadores (as) foi que conseguiu instituir os sindicatos, e que este movimento tem grande importância para os municípios e principalmente para a classe trabalhadora.
O Presidente do STTR de Pintadas, o Sr. Orlando, parabenizou o STTR e convidou a todos os Trabalhadores e Trabalhadoras que ainda não participa do STTR que passem a participar, pois é participando das atividades que conseguimos conquistar direitos e chegar ao final dos objetivos traçados.
Por fim o Presidente do STTR de Baixa Grande, o Sr. Jairo Rios, falou sobre a criação do Sindicato através de um grupo de trabalhadores organizados, que contou com a parceria da Paróquia de Baixa Grande, principalmente na pessoa do Padre Thiago, por isso o primeiro acampamento de Baixa Grande recebeu o nome de Padre Thiago. As lutas do Sindicato não são apenas para os (as) associados (as), mas sim para todos os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, relembrou também as lutas e principais conquistas através do movimento sindical, como exemplo a pensão por morte que antes só era para a mulher e o homem não tinha direito a este beneficio, e foi através do movimento sindical que o homem conquistou este direito. Jairo, falou sobre a luta da Reforma Agrária apoiando o Sindicato de Ipirá entre outros municípios, e hoje é com grande satisfação que o STTR está apoiando a Reforma Agrária em Baixa Grande. Também afirmou que o PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) foi muito importante no desenvolvimento de muitas famílias agricultoras, e foi através deste programa em parceria com ASCOOB (Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar) que muitas famílias em Baixa Grande tiveram acesso a ATER (assistência Técnica e Extensão Rural) e pediu uma salva de palma para o Técnico Clodoaldo, que atuou no município em 2003, também falou da parceria com a FETAG (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) através da Técnica Vandelma que está atuando no município e da Técnica Luciana que hoje é funcionária do STTR e está disponível para atender os (as) associados (as) da entidade. Ele falou sobre a compra dos produtos da agricultura familiar através do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar) 30% da compra de produtos da agricultura familiar pela Prefeitura, sobre o programa de cisternas de água para consumo que hoje contempla quase 100% do município de Baixa Grande e também da Cisterna Calçadão e barragem subterrânea que algumas famílias foram contempladas no município. Por fim agradeceu a todos os presentes e convidou a todos e todas a participarem da festa com toda animação.
Ao final, Everaldo convidou os sócios ou sócias para fazerem uso da palavra, mas como não houve manifestação, encerrou as palestras e deu inicio ao parabéns em seguida ao forró, enquanto os lanches eram distribuídos.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Luciana Borges

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online