Post: 2684 | Data: 07/03/2012 | Visitas: 434

Baixa Grande – STTR comemora dias Internacional das Mulheres em Acampamento

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande - STTR comemorou o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, no Acampamento Padre Thiago e contou com a participação de: representantes das comunidades, da Secretaria de Agricultura do município, da Paróquia, do Movimento de Luta Camponesa, do grupo de Mulheres, dos (as) Acampados (as), entre outros (as) participantes.
     Foto
O encontro deu-se inicio às 09h00min, com a fala da Secretária de Mulheres do STTR, Sr.ª Jaice, que frisou a importância da participação da Mulher em defesa da vida. Em seguida Padre Jeoval, falou sobre a importância da participação da Mulher na sociedade em todos os momentos, e relembrou algumas histórias bíblicas das Mulheres, terminando sua fala com uma oração.

A acampada, Sandra Assis, também afirmou que a participação das Mulheres é muito importante para a sociedade, parabenizou a todas as Mulheres pelo seu dia, principalmente as Mulheres acampadas e falou dos grupos de artesanatos que está gerando renda para estas Mulheres.

O Presidente do STTR, Sr. Jairo Rios, relembrou o episódio de violência contra as Mulheres em Nova York, que apesar de tudo isso as Mulheres não pararam de lutar pelos seus direitos e que hoje elas ocupam todos os diversos espaços na sociedade, principalmente os espaços políticos, a exemplo disso temos como Presidenta da República do Brasil, uma Mulher, por fim ele parabenizou todas as Mulheres pelo seu dia e disse que as lutas das Mulheres devem continuar.
Representando a Secretaria de Agricultura, a Sr.ª Jesuita, parabenizou as todas as Mulheres, falou que não devemos só relembrar as conquistas das Mulheres do passado e sim falar de todas as conquistas, como exemplo os grupos de Mulheres que trabalham com a polpa de fruta que iniciou com algumas reuniões e hoje esta produzindo e gerando autonomia e renda para estas Mulheres, e finalizou sua fala dizendo que as Mulheres não podem parar jamais e que é aos poucos que se consegue chegar ao final com grandes conquistas.

Valdomiro, Diretor do STTR, parabenizou as Mulheres, falou que elas têm muitas habilidades e que são cheias de ternura, que cuidam de sua família e que são muito importantes para a sociedade por isso as Mulheres devem se valorizar sempre.

A técnica do STTR, Luciana, fez a leitura de uma mensagem reflexiva sobre o papel da Mulher na Vida e parabenizou a todas as Mulheres pelo seu dia.
A líder comunitária, Marineide mais conhecida como Miraneide, declamou uma poesia homenageando as Mulheres.

A técnica da FETAG, Vandelma, falou sobre importância da qualidade de uma boa alimentação, que devemos observar os produtos que estamos colocando em nossa mesa e consumindo. Pois ao se falar de Saúde da Mulher, primeiramente devemos falar de como estas Mulheres estão se alimentado, sendo assim, ela apresentou diversos alimentos que são consumidos no dia a dia, e falou sobre a importância destes e de outros alimentos, tornando assim a alimentação mais saudável, também ressaltou que os agricultores e agricultoras devem produzir seu próprio alimento de forma orgânica e agroecológica sem a utilização de produtos químicos, porque infelizmente no Brasil o uso de agrotóxicos ainda é muito grande, e isto prejudica a saúde das pessoas. Por fim afirmou mais uma vez que se faz necessário que as famílias passem a produzir parte de seus alimentos e que não utilizem produtos químicos, que aproveitem mais e melhor os alimentos, como cascas de frutas, legumes, em seguida, ela parabenizou a todas as Mulheres pelo seu dia.

Silvano, representante da Luta Camponesa, parabenizou as Mulheres e falou sobre algumas conquistas das mesmas, principalmente no movimento de Luta Camponesa, ele esclareceu algumas dúvidas sobre o projeto de criação de aves que as Mulheres do Acampamento Padre Thiago ganharam, e em seguida afirmou que as Mulheres não podem parar de lutar pelos seus direitos.

Logo após as falas, deu-se inicio as brincadeiras com as Mulheres, a primeira brincadeira foi à corrida de ovo na colher, onde a ganhadora foi a Sr.ª Marilene. A segunda brincadeira foi descascar uma laranja em menor tempo, e a vencedora foi a Sr.ª Maria Conceição. Durante o encontro teve várias premiações para as Mulheres, e logo após as brincadeiras foi servido um lanche natural, encerrando o encontro.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online