Post: 4565 | Data: 14/06/2013 | Visitas: 190

SSPM Baixa Grande realiza Audiência Público com Agentes Comunitário de Saúde.

Realizado na noite desta quarta-feira, 12 de junho de 2013 uma Audiência Pública com Agentes Comunitária de Saúde (ACS) e Agentes de Ademias(ACE), com a finalidade de discutir reivindicações paras as categorias. O evento foi realizado na se da Câmara Municipal de Vereadores, contou coma presença de ACS e ACE, Vereadores, autoridades municipais e o Deputado Federal Alvoro Gomes (PCdoB), o evento é uma realização do Sindicato dos Servidores Público Municipais.
    
O Vereador Judelson Queiroz (PCdoB), parabenizou o sindicato pela realização da audiência, e disse conhecer os trabalhos dos ACS e ACE, afirmou apoio as categorias, segundo o parlamentar já existem cidades dando melhores condições aos mesmos como exemplo da Miguel Calmon onde os Agentes já recebem o quite de trabalho permitindo mais segurança e saúdes aos profissionais.
 

 

 A Agente Comunitária de Saúde do Povoado de Viração, Reginaldo Oliveira, disse que muitos dos profissionais estão desanimados, pois recebem muito elogios das autoridades afirmando que é de grande prestígio mais que tange a valorização não se vê empenho, criticou o governo federal em aplicar dinheiro para o esporte com a finalidade de aplicar para as copas das confederações e Copa do Mundo enquanto a saúde vive de migalha.

 


O Deputado Alvoro Gomes, em sua fala sentir em caso tanto pela amizade conquistada ha anos no município como em tratar de assunto e saúde que julga de extrema importância, e disse ser de extrema importância que a comunidade realize mais debates para discutir temas de saúde, no que se refere aos ACS e ACE, ele afirma esses profissionais já é uma conquista da comunidade que trabalha na saúde preventiva.


A sessão foi presidida pela vereadora Nadja Nara (PCdoB), a vereadora agradeceu a presença dos ACS e ACE e contou com a presença dos Vereadores, João Sena, Aurenival, Elias, Judelson, Carmen e Hélio Gonçalves.

REIVINDICAÇÕES
1. Repasse da portaria nº 260 de 21 de fevereiro de 2013 (GM/MS);

2. Enviar um Projeto de Lei para o Legislativo para alteração da Lei nº 21, onde os valores repassados pelo Ministério da Saúde devem ficar assegurados as Agentes e repasse integral;

3. Elaboração do Plano de Cargo, Carreira e Salário da Saúde (PCCS) inserido o ACS e ACE;

4. Que parte da verba do PMAQ, seja utilizado como gratificação para todos os profissionais envolvidos nas equipes cadastradas como forma de valorização dos mesmos, seguindo a determinação das portarias;

5. Fornecer fardamento completo (EPIs – Equipamento de Proteção Individual) como calça, camisa, sapatos, bonés, protetor solar, mochila e capa para chuvas, para os ACS e ACE exerça as suas atividades;

6. Fornecer materiais de trabalho completo;

7. Concurso Público já! Principalmente nas áreas descobertas dos ACS, para contemplar a sede do município, e a zona rural (Lagoa do Mamão, Lagoa Quimada, Massaranduba, Pagão e região da Palmeira);

8. Continuação do curso técnico de ACS e ACE;
Flexibilidade da jornada de trabalho, e abono de faltas, ou possibilidade de compensação, nos casos de condições climáticas adversas, preservando, assim, a integridade física dos ACS e ACE, bem como, evitando-se acidente. Com redução da carga horária de 40 horas semanais para 36 horas semanais, nos meses mais quentes do ano, ou turnão de 6 horas contínuas diárias para as duas categorias.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online