Território – Baixa Grande está sediando Encontro de formação de Professores da Educação do campos

Postado em: 14/06/2013 | Por: Ediomário Catureba

Educadores das cidades de Baixa Grande, Mairi e Pintadas, estão reunido nesta quinta-feira, 13 e sexta-feira, 14 no sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadores Rurais de Baixa Grande, recebendo a formação para Educação do campos.
O curso é promovido pela Secretaria Municipal de Educação através da Coordenação Regional de Ensino da Educação do Campo um Encontro intermunicipal com a presença de professores da Educação do Campo dos municípios de Baixa Grande, Mairí e Pintadas.
O encontro tem como objetivo a construção coletiva do planejamento didático das escolas do campo dos municípios citados, através do processo metodológico do Projeto CAT (Conhecer, Analisar e Transformar) da Educação do Campo. As discussões e propostas efetivadas consistem no fortalecimento da Valorização da Identidade do homem e da mulher Campo.
Nesta quinta-feira o grupo contou com a presença da Professora Nelmira representante do MOC (Movimento de Organização Comunitária de Feira de Santana) e sua estagiaria Francisca, aluna da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Entidades que prestam formação continuada aos coordenadores do campo. Ambas vieram contribuir com as discussões que serão vivenciadas nas escolas do campo desses municípios através de ações que estão sendo definidas no Planejamento didático.
      
Segundo relatos das Professoras Marinalva Santos da Silva da Escola Dr. César Ribeiro Soares e da professora Vanusa Matos Guimarães da escola José Bonifácio, o trabalho desenvolvido através do projeto CAT da Educação do Campo tem transformado suas práticas pedagógicas, suas aulas tem sido muito mais significativas por que a metodologia de ensino parte da constituição do conhecimento local para o global valorizando os diferentes saberes dos alunos (as) e das famílias.
Vale ressaltar que a aproximação das famílias na escola é outro fator muito positivo com o desenvolvimento do CAT, pois a própria metodologia do projeto já aproxima família e escola. (relato de Marinalva Silva)

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 4566 | Visitas: 332


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online