Baixa Grande – Depois de 10 anos agricultor volta a colocar feijão no “moleque”

Postado em: 30/07/2013 | Por: Ediomário Catureba

Depois de alguns anos sem chuvas, 2013 ficará marcado na memória dos agricultores como o ano de quem “Jogou ganhou”, com medo muito não plantara nada e outros plantaram pequenas áreas, mas hoje todos sorridente diz feliz e acreditar que tudo vem no momento certo.

Na região do Pagão, Município de Baixa Grande o agricultor Valdete Peixoto (Bó do Pagão), conta que em diversos anos levou prejuízo em roça e devido a isto ficou três anos sem plantar, e 2013 voltou a plantar um uma pequena área próximo de casa, hoje se alegria com o que irá colher, com o feijão seco e as chuvas não parou levando a colocar os esmo em uma espécie de varal chamado na região de moleque, desta maneira o feijão suporta até 6 meses de chuvas, pois te a facilidade de enxugar.
Perguntado se pretendo ir morar na cidade, o aposentado responde que não, conta que está construindo uma casa na sede do município onde pretende ficar em tempo de festejo na igreja, mas que continuará morando na zona rural onde convive com boa parte da família há mais de 40 anos.


O jovem Reinan Fernandes esta muito feliz com o resultado na roça de milho, ele relata que faz muito anos que viu milho produzir espigas do tamanho que se encontra e sua roça, outras novidade para ele é a quantidade de espigas por pé, nela pode encontrar até quatros, sendo que o normal é duas espigas por pé. Com as chuvas Reinan conta que já está perdendo lavouras em sua terra, como tomates, alface, repolho e quiabo. Segundo Reinan uma parte do feijão ainda depende das chuvas, mas diz está com 80% da safra ganha.                                                         

ENTREVISTAS EM VÍDEOS

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 4753 | Visitas: 422


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online