Acórdão e descaso causam cicatrizes na educação de Baixa Grande

Postado em: 14/10/2013 | Por: Ediomário Catureba

Diversos acordos entre profissionais de educação sem base jurídica, têm sido efetuados nos âmbitos escolares há décadas, causando grandes prejuízos no aprendizado dos alunos de Baixa Grande. Tomamos como exemplo disto, os feriados que caem na terça-feira, e eles “enforcam” a segunda-feira. O mesmo ocorre, quando o feriado é um dia de quinta-feira, e "enforcam" a sexta-feira.


 VEJA FOTOS DAS ESCOLAS FECHADAS


Um absurdo cometido este ano pelos profissionais da educação foi fecharem as escolas, quando a feira livre do sábado foi transferida para a sexta-feira. Com isso, eles cometem uma irresponsabilidade no cumprimento da carga horária, e contradizem ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Campanhas têm sido realizadas pelo Conselho Tutelar de Baixa Grande, com o objetivo de impedir que crianças e adolescente, trabalharem na feira livre no município, com isso, não há necessidade de suspender as aulas, devido a feira livre, pois as crianças não irão trabalhar.

Escolas Fechadas


Comentando o IDEB Muncipal


Essa desorganização, não é vista em nenhuma cidade vizinha, á exemplo de Várzea da Roça e Pintadas, em que a feira é realizada na segunda-feira, e em Ipirá, que é na quarta-feira. Assim como Baixa Grande, na cidade de Mairi, a feira é realizada no sábado, no entanto, a secretaria tem desempenhado um papel significativo, e as aulas acontecem normalmente, como conta o secretário de Educação, Antônio Claudemir. Para ele, deixar de dar aula em dias de feira livre, é injustificável e fere os princípios da LDB:
De acordo com Lei que rege regras da educação, criada em 20 de dezembro de 1996, sob nº 9.394/1996, em seu inciso III do Art. 31, diz que:
A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
II - carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional;


Decretos da prefeitura municipal de Baixa Grande, alteraram a feira livre do dia 7 de setembro e 12 de outubro, por se tratarem de feriados caídos nos sábado (Independência do Brasil e Nossa Senhora Aparecida). O decreto de nº 086 e 096, altera apenas a feira livre, e não menciona nada, sobre estes dias ser feriado ou facultativo, entretanto, em ambos os dias, as escolas não funcionaram.

Visualizar Decretos  - (086 Visualizar)  (096 Visualizar)

PREOCUPAÇÃO
Em 2007, foi criado pelo Instituto Anísio Teixeira, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2012, foram divulgado os resultados obtidos em 2011. Observando um gráfico territorial, Baixa Grande ficou no penúltimo lugar. É viável ressaltar, que este mesmo IDEB, era assunto de palanque na campanha eleitoral, e quando mencionado, professores batiam palmas e diziam, “Que absurdo”.

É inexplicável, ver que alguém, fundamental para a melhoria da educação, comemorar o índice baixo, é como ser um jogador, e comemorar a derrota de seu time.

Com este resultado vergonhoso, imaginava que iriam lutar pela educação municipal, e tentar reverter o quadro, porém, não é isso que vem acontecendo.

Professores deixando de ir à sala de aula, outros dando apenas 2h de aulas diárias, resulta em uma má educação, que é refletida em manifestações e passeatas envolvendo alunos, textos escritos erroneamente por estudantes de 8º série, onde foi observado, a palavra "PAZ", escrita com 'S', e até mesmo, professores em sala de aula escrevendo a palavra "COPIE" com 'L' (Copil), conforme imagens a seguir.


Clique para Ampliar


Clique para Ampliar


Clique para Ampliar

IDEB NA BACIA DO JACUIPE
Se colocarmos juntos, o IDEB referente ao ano de 2011, das escolas Estaduais e Municipais, o IDEB de Baixa Grande, fica no penúltimo lugar, e na classificação das escolas municipais, a cidade fica no último.

Após verificar este IDEB, te pergunto: De quem é a culpa? Do Prefeito? Do Secretário? Dos Educadores? Dos Pais? Dos Alunos? É preciso haver a união de todos, para reverter esta situação, e fazer jus, ás 800 horas de aulas anual, caso contrário, teremos o índice cada vez pior.

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 5128 | Visitas: 473


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online