Post: 5360 | Data: 27/11/2013 | Visitas: 246

STTR Baixa Grande realiza Dia de Campo com turma do Curso de Convivência com o Semiarido

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande - STTR realizou dia de campo através de intercambio entre Agricultores e a turma do Curso de Convivência com o Semiarido no dia 22/11/2013 nas comunidades Lagoa Dantas e Massaranduba.
  
A primeira propriedade visitada foi a da família do agricultor Manoel, conhecido como Zinho, onde as 32 pessoas participantes puderam conhecer as diversas atividades agropecuárias da propriedade, e também realizar algumas práticas como o Composto Orgânico e a Poda de Fruteiras, estas atividades foram orientadas pelos Técnicos em Agropecuária, Luciana Borges e Thiago Rios, que são funcionários do STTR. Logo após as práticas, os Técnicos apresentaram para os participantes os principais eixos para o bom Planejamento da Propriedade Rural que são: a família, a terra, os recursos naturais, a produção agrícola e animal existente, os insumos utilizados, os produtos obtidos dentro da propriedade e o sonho da família em melhorar sua propriedade. Em seguida, houve um debate sobre a importância da participação da Juventude e da sociedade nas organizações sociais, Sindicatos, Associações, Igrejas, Grupos Jovens, entre outros.
No período da tarde a segunda propriedade visitada foi a do agricultor Valdir, onde o mesmo apresentou suas diversas produções, ele apresentou o passo a passo da construção e manejo do canteiro econômico, em seguida iniciou a prática de plantio de Palma Adensada, onde os Técnicos apresentaram na prática as orientações sobre o plantio da palma, onde a turma realizou o mesmo.

As atividades realizadas nas duas propriedades são de grande importância para os agricultores familiares, principalmente os que vivem no semiarido, visto que os períodos de estiagem são prolongados. O composto orgânico além de adubar a terra de forma ecológica, reaproveita os recursos da propriedade que muitas vezes são desperdiçados, tais como: o esterco de bovinos e aves, palhas de feijão, folhas secas, folhas verdes, cascas de frutas e de verduras, cinza, terra fraca, água, etc. Também foi realizado a poda da pinha e o manejo adequado das fruteiras, pois estas práticas são muito importantes para o desenvolvimento e reprodução da planta, principalmente se for realizada logo após as colheitas. O planejamento da propriedade rural é fundamental para melhorar o funcionamento da propriedade e facilitar o trabalho da família.
A construção de canteiros econômicos é importante, pois a família pode produzir os alimentos de forma saudável e com economia de água. O plantio de palma é fundamental para a propriedade que cria animais, pois ela é um alimento resistente a estiagem e rico em água, podendo ser plantada e utilizada de várias formas, a depender da necessidade do agricultor, ou seja, se ele necessita de muita palma é ideal que ele faça o plantio adensado, pois terá maior produção em menor área de terra, e também poderá fornecer a palma como alimento aos animais o ano inteiro e principalmente no período de estiagem (seca).
Durante as visitas os participantes puderam visualizar um pouco da realidade das famílias agricultoras familiares, como também conhecer a diversidade de culturas e de criatórios que eles possuem em pequenas áreas de terra, trabalhando de forma agroecológica e sustentável. As duas famílias visitadas já receberam a Cisterna de Produção (Cisterna Calçadão e Cisternas de Enxurrada) através do programa Mais Água do Governo Federal, o qual tem como entidade responsável a Asa em parceira com o STTR de Baixa Grande.
O STTR representa todos os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e acredita na força da agricultura familiar, no homem e na mulher do campo, por isso apóia as iniciativas que visam beneficiar os mesmos, sendo assim este curso contou com a participação de alguns Diretores do STTR. E pensando na Juventude Rural é que o STTR vem realizando este curso de Convivência com o Semiarido que tem como monitora a Jovem Andréa Cerqueira.
Queremos parabenizar a todos e todas pela participação e principalmente às famílias que nos receberam de braços abertos em sua propriedade, e ainda queremos salientar que estas práticas agroecológicas são importantíssimas para se ter um alimento saudável e um manejo sustentável da terra.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online