Baixa Grande – Programa Uma Terra e Duas Águas realiza oficina no STR

Postado em: 10/08/2010 | Por: Ediomário Catureba

Foto50 agricultores participaram de uma oficina nesta segunda-feira, 09 no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Baixa Grande, de uma oficina com título P1+2.


Dilton do Caldeirão encantado fala da importância da cisterna de calçadão, “uma cisterna que veio para exemplo em nosso município”, Vanessa moradora da fazenda Capoeira do milho em Várzea da roça, ela já trabalha com hortaliça e afirma que veio avaliar o que já vem sendo feito, firmando que antes consumia sua hortaliça utilizando produtos tóxicos, hoje com o auxilio do Programa consegue cultivar utilizando produtos orgânicos.


O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é um projeto de Convivência com o Semi-Árido, que pretende assegurar à população rural o acesso à terra e à água, tanto para consumo da família e dos animais, como para produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.
O P1+2 tem como objetivo promover a Convivência com o Semi-Árido de famílias de pequenos produtores rurais, garantindo, num processo de formação e mobilização social, o acesso à terra e de água suficientes, dentro de parâmetros de manejo sustentável, no contexto do Semi árido Brasileiro, para a produção de alimentos de origem animal e vegetal, para auto-consumo e geração de renda.
O maior número de estabelecimentos agrícolas familiares do país concentra-se no Semi-Árido brasileiro. A ocorrência de anos sucessivos de seca resulta no agravamento da fragilidade dos sistemas agrícolas familiares, que são abruptamente desestruturados pelo esgotamento das condições biofísicas responsáveis pela manutenção de suas capacidades produtivas. As migrações maciças para outras regiões têm sido a saída para a sobrevivência de grandes contingentes populacionais.


Assim, alimentar com dignidade essa população e de outras regiões do país continua sendo um grande desafio para os governantes em diferentes níveis.
A implementação do P1+2 não será possível sem uma nova visão, baseada na Convivência com o
Semi-Árido. Pode-se descrever esta visão, adaptando um texto do 2º Fórum Mundial da Água, em
Haia, 2000 (Fórum Mundial da Água, 2000): A Visão da Água para Alimentos e Desenvolvimento Rural, que descreve a vida de comunidades rurais para o ano 2025:

         

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 549 | Visitas: 677


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online