Bacia do Jacuípe – Programa Adapta Sertão aborda o tema Futuras estiagens

Postado em: 19/01/2015 | Por: Ediomário Catureba

O Programa Adapta Sertão que vai ao ar semanalmente em diversas rádios comunitária na região completou 40 edições esta semana, a edição de número 40 abordou o tema Futuras estiagens onde técnicas e agricultor respondia a pergunta: “A seca acabou?”.

O técnico do Adapta Sertão revê para 2030 uma seca bem pior do que passamos de 2011 a 2013. Ouça abaixo o programa:

Nos últimos meses tivemos em nossa região algumas chuvas fortes em alguns lugares e outros bem menos, o que resultou no armazenamento de água nos açudes e também no crescimento do capim e outras plantas. Mas seca não acabou.

No programa de número 40 do Adapta Sertão, temos uma conversar com o técnico de Adaptação as Mudanças Climáticas Florisvaldo Guimarães, ele fala sobre a situação atual do clima em nossa região, e explicar porque esta seca que enfrentamos durante os anos de 2012 e 1013 ainda não acabou e, ainda alerta sobre o futuro, no qual as pesquisas científicas indicam que situações como esta, de grandes estiagens que vivenciamos, a partir do ano 2030 se não mudarmos o nosso jeito de viver e produzir, vão se tornar cada vez mais comuns e piores.

Na voz da “Agricultura Familiar”, Jorge Henrique entrevista Agricultor Gerson Fernandes da comunidade de Andaraí, município de Pintadas, ele desenvolve em sua propriedade O raleamento da Caatinga, uma técnica simples que consiste basicamente em cortar alguns galhos das arvores e retirar as plantas de espinhos e que os animais não consomem, e em meio esta vegetação nativa planta-se o capim, esta ação gera mais sombra, proteção contra erosão do solo, adubo, mais comida para os animais e o melhor não agride o meio ambiente.

 

Com informações: http://www.radiotube.org.br/meusaudios-3398-0

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 5633 | Visitas: 370


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online