24 Horas do Ar

Baixa Grande - STTR realiza palestra sobre planejamento da propriedade rural na comunidade Lagoa Queimada

Post: 6124 | Data: 13/05/2014 | Visitas: 448

Na ultima quinta-feira, dia 08 de maio de 2014, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Baixa Grande – STTR realizou uma Palestra sobre Planejamento da Propriedade Rural na comunidade Lagoa Queimada. Os Técnicos em Agropecuária, Luciana Borges e Thiago Rios, foram os monitores desta atividade.
   Fotos
O Planejamento da Propriedade Rural é uma das principais ferramentas para o sucesso do negócio rural, ou seja, é de fundamental importância que a família agricultora elabore um planejamento que contemple as atividades que serão desenvolvidas na propriedade rural, para que possa desenvolver as atividades de produção com menor custo e maior dinâmica.

Toda atividade rural exige planejamento, por isso faz-se necessário que o mesmo seja feito em conjunto com a família, pois a mão de obra principal é da família. O STTR busca, através desta palestra, incentivar as famílias a planejar melhor as atividades agropecuárias de sua propriedade, para que possam baixar os custos de produção, aumentar a produção e melhorar a renda familiar. Dentro do planejamento é importante lembrar que a família será o centro da propriedade rural e que a mesma deve buscar interligar as áreas de produção dentro da propriedade, exemplo: o esterco dos animais pode ser utilizado nas lavouras, os restos de culturas podem ser utilizados na alimentação animal, e assim sucessivamente. Levando em conta que toda a produção primeiramente deve ser direcionada para a família e que o excesso da produção poderá ser comercializado. Outro ponto importante no planejamento é a autonomia da família, ou seja, é importante que a família tenha pouca dependência do mercado, por exemplo: deixar de comprar sementes e fazer seu banco de sementes crioulas; deixar de comprar agrotóxicos e adubos químicos e utilizar defensivos naturais e o composto orgânico, entre outros.

Enfim, é através do planejamento da propriedade rural que se pode alcançar o sucesso das atividades agropecuárias desenvolvidas pela família agricultora.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Luciana Borges Técnica em Agropecuária do STTR

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online