Na noite deste sábado, dia 16 de janeiro, o aposentado Francisco Lomes do Nascimento, comemorou seus 112 anos de vida. Agora Seu Ludugero, como é conhecido, está entre os homens mais idosos do Brasil e talvez do mundo. Da família e com a presença de amigos ganhou um bolo, salgados, refrigerantes e velas para soprar. Tudo de modo simples como tem sido toda a sua vida.
Nascido no município de Miguel Calmon, interior da Bahia, em 16 de Janeiro de 1904, seu Francisco desembarcou em Quixabeira-Ba, segundo relatos, há várias décadas. Saudável e com uma boa memória, Seu Francisco recebeu seus familiares e amigos na sua residência e fez questão de levar um pedaço do bolo aos amigos mais próximos.
Não é apenas a memória de Francisco que está intacta. Seu corpo, apesar de muitos anos, resiste bravamente à ação corrosiva do tempo. Escuta, enxerga bem e anda sem grandes dificuldades. Pai de 18 filhos, há mais de trinta anos vive ao lado de sua sexta esposa, a D. Francisca, que tem todo o cuidado com ele e sua família caçula.
Em fevereiro de 2015, Seu Francisco participou de uma reportagem exibida no Programa Domingo Espetacular da Rede Record, na época com 111 anos, onde falava sobre a história do também centenário Seu Irineu e de outros centenários de Quixabeira. Até então ele era um ilustre desconhecido. Após a matéria, ele e os demais do município ficaram conhecidos por todo o Brasil. A partir de então o município de Quxiabeira ficou também conhecido como a “terra dos centenários”. Nesta noite, Seu Francisco “Ludugero”, entrou para o rol dos homens mais velho do mundo, tendo em vista que, segundo o Guinnes Book, o Japonês que detinha o título de homem mais velho do mundo, faleceu no segundo semestre de 2015.
http://rilvereador.blogspot.com.br
Por: Ril de Beto
1,010 Visitas, | 3 Visitas hoje